sábado, 2 de novembro de 2013

Pesquisa compara rostos de gêmeos fumantes e não-fumantes; veja as fotos

Imagem: DivulgaçãoFumar faz mal à saúde. E uma pesquisa liderada pelo cirurgião plástico Bahman Guyuron, nos Estados Unidos, prova também os prejuízos à aparência. O envelhecimento prematuro é visível ao se comparar fotos de gêmeos idênticos fumantes e não-fumantes, divulgadas pela American Society of Plastic Surgeons. Os dados são da revista Plastic and Reconstructive Surgery e do jornal ‘Daily Mail’.
O levantamento contou com dados e fotos de 79 gêmeos idênticos, sendo que, em cada par, um fumava e o outro não, ou um fumava por pelo menos cinco anos a mais que o outro. A idade média é de 48 anos.
Sem o conhecimento do histórico de tabagismo dos voluntários, cirurgiões plásticos avaliaram as características faciais por meio de fotos. Constataram que o envelhecimento era mais acentuado nos fumantes ou nos que fumavam há mais tempo. O maior impacto foi sobre os dois terços inferiores do rosto, causando principalmente enrugamento dos lábios e bochechas caídas.
O vício reduz o fluxo de oxigênio para a pele, o que também diminui a circulação sanguínea, explicou o cirurgião Guyuron. Ele ainda adverte que não importa o tempo de fumo, parar o quanto antes faz uma grande diferença para saúde e pele. “Isso é notável mesmo entre os gêmeos em que ambos são fumantes, uma diferença de cinco anos ou mais de duração do fumo causa mudanças visivelmente identificáveis no envelhecimento facial”.
Confira as fotos e deixe o seu comentário no Verdade Gospel.
Imagem: Reprodução (American Society of Plastic Surgeons)
Imagem: Reprodução (American Society of Plastic Surgeons)
Imagem: Reprodução (American Society of Plastic Surgeons)

Imagem: Reprodução (American Society of Plastic Surgeons)Fonte: Terra

←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário